sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

DIANI BUDAS


Cinco Budas da Meditação


Vairochana, ao centro; Akshobya a leste; Amitaba a oeste; Ratnasambava ao sul e Amogasidi ao norte.
Os Cinco Budas da Meditação (do sânscrito ध्यानि , transl. Dhyani, "concentração")
são os Budas principais de cada uma das cinco famílias do budismo tibetano.
Os Cinco Budas são:
A cada família é associada uma cor, um animal, um dos cinco elementos e uma direção. Cada Buda possui uma consorte, um tipo de sabedoria e está associado a um dos agregados que compõem nosso mundo visível.
A seguir apresentamos um quadro que sintetiza essas associações, contudo, há variações nesses atributos.
Por exemplo, há quem considere a consorte de Amitaba como Tara ou como Pandaravasini e não Mamaki, portanto, representa apenas uma possibilidade entre muitas que se encontram nas diferentes escolas do budismo. O mesmo ocorre com os nomes dos Budas, em particular Akshobya que é muitas vezes denominado Vajrasatva. Para alguns trata-se do mesmo Buda, para outros, não. Às vezes um mesmo nome ocorre tanto para um Buda como para um bodisatva, como é o caso de Samanthabadra
A finalidade desse quadro sinótico é dar uma visão possível dessas relações e orientar consulta dos termos neles encontrados, sob a perspectiva dos Cinco Budas.
Cinco Budas da Meditação: Nomes e principais relações
Relação\Buda Vairochana ou Samanthabadra Ratnasambhava Amitaba Akshobya Amogasidi
Nome Japonês Dainichi Hosho Amida Ashuku Fukujyoju
Nome Tibetano Jangsem Kuntzuzangpo Rin Chen Jung Den Od Pagme Mi Kyu Pa Donyo Drupa
Família Buda Ratna/Preciosa Pema/Lótus Vajra Karma
Consorte Dhatvisvari Locana Mamaki Pandaravasini Tara
Agregado Forma material Sentimento Percepção Consciência Vontade
Sabedoria Absoluta Equânime Discriminativa Reflexiva Plena
Direção Centro Sul Oeste Leste Norte
Cor Branco Amarelo Vermelho Azul Verde
Símbolo Roda Jóia Lótus Vajra Vajra Duplo
Elemento Espaço Terra Fogo Água Ar
Propriedade Espaço Coesão Dureza Calor Movimento
Animal Dragão Leão Pavão Elefante Garuda


OS CINCO DIANI BUDAS

 (Adaptado pelo Lama Padma Samten desde os ensinamentos de Thrangu Rinpoche “The Five Buddha Families” Zhysil Chokyi Ghatsal Publications 2001. Introduzida a linguagem dos doze elos.)
 
a. Sabedoria do Espelho – Buda Akshobia
Quando avidia, responsividade e separatividade cessam,  surge a sabedoria do espelho como a lucidez da inseparatividade e coemergência.
Nas relações surge a liberdade frente ao próprio conjunto de carmas e responsividades e disso a capacidade de entender o outro com seu contexto. Só agora o verdadeiro acolhimento se torna possível. Neste acolhimento não há julgamento mas há lucidez completa.



Signigicado: Imutavel, Inabalável.
Qualidade: Forma
Sabedoria: A Sabedoria do
Eu Sou refletida.
Abaixo, como em cima.
Libertação: Ódio e raiva
Bija: Hum
Para 1 Japa-Mala= repetir o vídeo10 xs + 8 mantras para 1 mala

b. Sabedoria da Eqüanimidade – Buda Ratnasambava
Havendo a superação do apego a um eu (bhava e jeti), com referencial de nossas vidas,  podemos entender a igualdade de todos os seres. Neste ponto a capacidade de efetivamente mover-se para beneficiar os seres surge de modo natural.



Signigicado: A origem das joias
Qualidade: sentimento, sensação.
Sabedoria: A Sabedoria da equanimidade. Ânimo tanto na desgraça quanto na prosperidade. Serenidade, moderação. Imparcialidade.
Libertação: Orgulho, ego espiritual, Intelectual e humano
Bija: Tram

Para realizar 1 japa-mala = Repetir o vídeo13 xs + 3 mantras para 1 mala.

c. Sabedoria Discriminativa – Buda Amitaba
Havendo a superação da discriminação cármica, dual, baseada em vedana, trishna, upadana, surge a sabedoria  discriminativa que torna possível a omnisciência do Buda Sakiamuni. A visão que compreende o surgimento condicionado de todas as coisas sem julgamento. Esta compreensão produz o referencial, o eixo que nos permite estruturar uma forma adequada de relação com as manifestações cármicas do mundo.
Signigicado: Luz infinita
Qualidade: Percepção
Sabedoria: A Sabedoria discriminativa, discernimento. o, ego espiritual, Intelectual e humano
Libertação: Paixões e desejos incontroláveis.
Bija: Hrih

Para realizar 1 japa-mala = Repetir o vídeo 12 xs.

d. Sabedoria Totalmente Abrangente – Buda Amogasidi   
Pela purificação da ignorância que se manifesta no contato sensorial com o mundo, karma primário, spasha e shadaiatana, surge a sabedoria búdica de ajudar às pessoas e aos alunos a seguir o caminho sem perturbar-se pela sensorialidade ou com o que for. Sabedoria que brota da adversidade, adversidade como caminho. É a sabedoria que destrói a negatividade residente que perturba o caminho dos praticantes em direção a liberação.

Signigicado: Aquele que alcança suas metas
Qualidade: Mestria no plano divino
Sabedoria: A Sabedoria da realização, Sabedoria da perfeita ação
Libertação: Inveja, ciúme e
falta de confiança em si.
Bija: Ah
1 japa-mala = repetir o vídeo 9 xs e fazer  + 9 mantra para realizar 1 mala.


e. Sabedoria de Darmata – Buda Vairocana
Quando a mente Alaya-Vijnana é purificada em Darmata, espaço básico, surge a liberação completa de todo o conteúdo cármico dentro da espacialidade ilimitada e, daí a operação livre de Darmata. Assim nascimento, vida, decrepitude e morte são superados e a natureza que não nasce e não morre é realizada. Surge a experiência do corpo  dos Budas. Temos a liberação.


Signigicado:O Sol Radiante
Qualidade: Consciência
Sabedoria: A Sabedoria do
EU SOU O QUE EU SOU
Libertação: Ignorância
Bija: Om

Para realizar 1 japa-mala= Repetir o vídeo 15 xs  e fazer + 3 mantras para 1 mala

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