domingo, 29 de agosto de 2010

TIPOS DE ORAÇÕES


TIPOS DE ORAÇÕES

(extraído do Gaudiya Vaisnava Abhidhana)

  1. Samprarthanatmika - oração direta glorificando o Senhor. Temos muitos exemplos deste tipo de oração no Prarthana de Narottama Dasa.

  2. Svadhainyabodhika - expressando embaraço e humildade, informando ao Senhor: eu sou muito caído.

  3. Manah-siksa - exemplos são Bhajahu Re Mana de Govinda das ou Manah-siksa de Raghunatha das Gosvami. Neste tipo de oração a mente torna-se um discípulo e nós a ensinamos como lidar com os sentidos e se relacionar com a inteligência. Consideramos a mente uma entidade separada e dizemos a ela: junte-se a nós! Medite em Krishna! O espírito desafiador da inteligência torna-se manifesto. Uma função da inteligência é desafiar a mente.

  4. Vilapatmika - declarações de suprema lamentação. Isto pode ser confuso; Nós ouvimos que os devotos estão sempre felizes, tão como pode um devoto se lamentar? Mas esta forma de lamentação é um tipo de êxtase devotional - ela traz o devoto para mais perto de Krsna.

  5. Vaisnava Mahimaprakasika - revelando a imensa grandeza dos Vaishnavas. Krishna não quer ser considerado separadamente dos Vaishnavas, portanto nós podemos agradá-lO por glorificar os Vaisnavas.

  6. Sri-Guru-Vaisnava-vijnapti-rupa - declarações de submissão e glorificação dos Vaishnavas, especialmente do Guru. O exemplo é Ohe! Vaisnava Thakura, de Bhaktivinoda Thakura.

  7. Sridhama-vase-lipsatmika - expressando o desejo de viver nos lugares sagrados. Há muitas orações deste tipo, compostas por Prabodhananda Sarasvati, glorificando Sri Vrndavana. Em uma delas ele diz: qualquer um que deseje partir de Vrndavana eu considero que é louco.

  8. Sadhaka-dehe-lalasa-sucika - expressando o desejo de praticar serviço devocional.

  9. Siddha-dehe-lalasamayi - desejo de atingir siddha-deha e servir a Krishna neste corpo espiritual.

  10. Aksepabodhika - lamento outra vez: mágoa extrema e tristeza por termos caído neste mundo material.

Considerando superficialmente os dez tipos de orações, podemos ver que três expressam sentimentos considerados "negativos". Porém estes sentimentos não são inúteis. Eles podem ser incorporados ao serviço devocional. Nós não devemos pensar: primeiro me tornarei um devoto puro, livre de todo lamento, sem nenhum problema - então poderei apresentar-me diante do Senhor e oferecer orações amáveis. Não. Um devoto puro sente sua deficiência: então ele vem diante do Senhor e ora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário