Cinco Budas da Meditação
Os Cinco Budas da Meditação (do sânscrito ध्यानि , transl. Dhyani, "concentração")são os Budas principais de cada uma das cinco famílias do budismo tibetano.
Os Cinco Budas são:
- Vairochana ou Samanthabadra, da família Buda;
- Ratnasambhava da família Ratna (Preciosa);
- Amitaba da família Pema (Lótus);
- Akshobya da família Vajra (Diamantina);
- Amogasidi da família Karma.
A seguir apresentamos um quadro que sintetiza essas associações, contudo, há variações nesses atributos.
Por exemplo, há quem considere a consorte de Amitaba como Tara ou como Pandaravasini e não Mamaki, portanto, representa apenas uma possibilidade entre muitas que se encontram nas diferentes escolas do budismo. O mesmo ocorre com os nomes dos Budas, em particular Akshobya que é muitas vezes denominado Vajrasatva. Para alguns trata-se do mesmo Buda, para outros, não. Às vezes um mesmo nome ocorre tanto para um Buda como para um bodisatva, como é o caso de Samanthabadra
A finalidade desse quadro sinótico é dar uma visão possível dessas relações e orientar consulta dos termos neles encontrados, sob a perspectiva dos Cinco Budas.
Relação\Buda | Vairochana ou Samanthabadra | Ratnasambhava | Amitaba | Akshobya | Amogasidi | |
---|---|---|---|---|---|---|
Nome Japonês | Dainichi | Hosho | Amida | Ashuku | Fukujyoju | |
Nome Tibetano | Jangsem Kuntzuzangpo | Rin Chen Jung Den | Od Pagme | Mi Kyu Pa | Donyo Drupa | |
Família | Buda | Ratna/Preciosa | Pema/Lótus | Vajra | Karma | |
Consorte | Dhatvisvari | Locana | Mamaki | Pandaravasini | Tara | |
Agregado | Forma material | Sentimento | Percepção | Consciência | Vontade | |
Sabedoria | Absoluta | Equânime | Discriminativa | Reflexiva | Plena | |
Direção | Centro | Sul | Oeste | Leste | Norte | |
Cor | Branco | Amarelo | Vermelho | Azul | Verde | |
Símbolo | Roda | Jóia | Lótus | Vajra | Vajra Duplo | |
Elemento | Espaço | Terra | Fogo | Água | Ar | |
Propriedade | Espaço | Coesão | Dureza | Calor | Movimento | |
Animal | Dragão | Leão | Pavão | Elefante | Garuda |
OS CINCO DIANI BUDAS
(Adaptado pelo Lama Padma Samten desde os ensinamentos de Thrangu Rinpoche “The Five Buddha Families” Zhysil Chokyi Ghatsal Publications 2001. Introduzida a linguagem dos doze elos.)
a. Sabedoria do Espelho – Buda Akshobia
Quando avidia, responsividade e separatividade cessam, surge a sabedoria do espelho como a lucidez da inseparatividade e coemergência.
Nas relações surge a liberdade frente ao próprio conjunto de carmas e responsividades e disso a capacidade de entender o outro com seu contexto. Só agora o verdadeiro acolhimento se torna possível. Neste acolhimento não há julgamento mas há lucidez completa.
Nas relações surge a liberdade frente ao próprio conjunto de carmas e responsividades e disso a capacidade de entender o outro com seu contexto. Só agora o verdadeiro acolhimento se torna possível. Neste acolhimento não há julgamento mas há lucidez completa.
Signigicado: Imutavel, Inabalável.
Qualidade: Forma
Sabedoria: A Sabedoria do
Eu Sou refletida.
Abaixo, como em cima.
Libertação: Ódio e raiva
Bija: Hum
Qualidade: Forma
Sabedoria: A Sabedoria do
Eu Sou refletida.
Abaixo, como em cima.
Libertação: Ódio e raiva
Bija: Hum
Para 1 Japa-Mala= repetir o vídeo10 xs + 8 mantras para 1 mala
b. Sabedoria da Eqüanimidade – Buda Ratnasambava
Havendo a superação do apego a um eu (bhava e jeti), com referencial de nossas vidas, podemos entender a igualdade de todos os seres. Neste ponto a capacidade de efetivamente mover-se para beneficiar os seres surge de modo natural.
Signigicado: A origem das joias
Qualidade: sentimento, sensação.
Sabedoria: A Sabedoria da equanimidade. Ânimo tanto na desgraça quanto na prosperidade. Serenidade, moderação. Imparcialidade.
Libertação: Orgulho, ego espiritual, Intelectual e humano
Bija: Tram
Para realizar 1 japa-mala = Repetir o vídeo13 xs + 3 mantras para 1 mala.
c. Sabedoria Discriminativa – Buda Amitaba
Havendo a superação da discriminação cármica, dual, baseada em vedana, trishna, upadana, surge a sabedoria discriminativa que torna possível a omnisciência do Buda Sakiamuni. A visão que compreende o surgimento condicionado de todas as coisas sem julgamento. Esta compreensão produz o referencial, o eixo que nos permite estruturar uma forma adequada de relação com as manifestações cármicas do mundo.
Signigicado: Luz infinitaQualidade: Percepção
Sabedoria: A Sabedoria discriminativa, discernimento. o, ego espiritual, Intelectual e humano
Libertação: Paixões e desejos incontroláveis.
Bija: Hrih
Para realizar 1 japa-mala = Repetir o vídeo 12 xs.
d. Sabedoria Totalmente Abrangente – Buda Amogasidi
Pela purificação da ignorância que se manifesta no contato sensorial com o mundo, karma primário, spasha e shadaiatana, surge a sabedoria búdica de ajudar às pessoas e aos alunos a seguir o caminho sem perturbar-se pela sensorialidade ou com o que for. Sabedoria que brota da adversidade, adversidade como caminho. É a sabedoria que destrói a negatividade residente que perturba o caminho dos praticantes em direção a liberação.
Signigicado: Aquele que alcança suas metas
Qualidade: Mestria no plano divino
Sabedoria: A Sabedoria da realização, Sabedoria da perfeita ação
Libertação: Inveja, ciúme e
falta de confiança em si.
Bija: Ah
1 japa-mala = repetir o vídeo 9 xs e fazer + 9 mantra para realizar 1 mala. Qualidade: Mestria no plano divino
Sabedoria: A Sabedoria da realização, Sabedoria da perfeita ação
Libertação: Inveja, ciúme e
falta de confiança em si.
Bija: Ah
e. Sabedoria de Darmata – Buda Vairocana
Quando a mente Alaya-Vijnana é purificada em Darmata, espaço básico, surge a liberação completa de todo o conteúdo cármico dentro da espacialidade ilimitada e, daí a operação livre de Darmata. Assim nascimento, vida, decrepitude e morte são superados e a natureza que não nasce e não morre é realizada. Surge a experiência do corpo dos Budas. Temos a liberação.
Signigicado:O Sol Radiante
Qualidade: Consciência
Sabedoria: A Sabedoria do
EU SOU O QUE EU SOU
Libertação: Ignorância
Bija: Om
Para realizar 1 japa-mala= Repetir o vídeo 15 xs e fazer + 3 mantras para 1 mala
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