CITAÇÕES DOS SRUTIS (VEDAS AND UPANISADS) SOBRE O SENHOR CHAITANYA MAHAPRABHU
Atharva-veda
Atharva-veda (Terceiro Kanda, Brahma-vibhaga)
ito 'ham krta-sannyaso 'vatarisyami sa-guno nirvedo
niskamo bhu-girbanas tira-stho 'lakanandayah
kalau catuh-sahasrabdhopari panca-sahasrabhyantare
gaura-varno dirghangah sarva-laksana-yukta
isvara-prarthito nija-rasasvado
bhakta-rupo misrakhyo vidita-yogah syamNo Atharva Veda, a Própria Suprema Personalidade de Deus diz:
"Então, no fim do período entre quatro mil para cinco mil anos em Kali-yuga, descerei na terra como um brahmana puro, de compleição dourada, em um lugar às margens do rio Ganges, e mais tarde me tornarei a jóia principal entre todos os sannyasis, expondo todas as Minhas qualidades transcendentais, inclusive a renúncia suprema e completo desprendimento de desejos materiais. Exibirei todos os trinta e dois sintomas corpóreos de uma grande personalidade, com meus braços se estendento até meus joelhos. Tornar-Me-ei o Meu próprio devoto, muito avançado em bhakti-yoga, e ensinarei a adoração ao Senhor Krishna (Eu mesmo) através do canto dos Meus próprios santos nomes e pelo gosto por saborear a doçura do Meu próprio serviço devocional. Naquele momento só os Meus devotos mais confidenciais serão capazes de entender-me."
Atharva-veda (Segundo Kanda, Terceiro prapathaka, Quarto anuvak, Quinto mantra)
visvambhara visvena ma bharasa pahi svaha
"Ó Senhor Visvambhara, ó protetor do universo, por favor preserve-me por manter o universo."
Atharva-veda-purusa-bodiny-upanishadi (6º Prapathaka)
saptame gaura-varna-visnor
ity anena sva-saktya caikyam
etya prante pratar avatirya
saha dvaih svam anusiksayati.No Atharva-veda-purusa-bodiny-upanishadi é dito:
"No sétimo manvantara (Vaivasvata Manu), a Suprema Personalidade de Deus Sri Gaura-Visnu aceitará uma compleição dourada por a alcançar a unidade com a Sua potência de prazer Srimati Radhika e descerá à esta terra com todas as Suas potências multifárias no começo da Kali-yuga do vigésimo oitavo catur-yuga, acompanhado pelos Seus próprios associados eternos para ensinar o canto dos Seus próprios santos nomes na forma do maha-mantra Hare Krishna."
Gopala-tapany-upanishadi (Uttara-vibhaga 63)
hiranmayam saumya-tanum sva bhaktayabhaya-pradam
dhyayen manasi mam nityam venu-srnga dharam tu vaNo Gopala-tapani Upanisad é dito:
"Que a minha mente constantemente medite na mais doce, grave e pura Suprema Personalidade de Deus que tem uma compleição de ouro fundido, que carrega uma vara de bambu (bastão de sannyasa) e que confere o destemor aos Seus devotos."
Krishnopanishadi
sa eva bhagavan yuge turiye 'pi brahma-kule jayamanah sarva upanisadah uddidirsuh sarvani dharma-sastrani vistarayisnuh sarvan api janan santarayisnuh sarvan api vaisnavan dharman vijrmbhayan sarvan api pasandan nicakhana
No Krsna Upanisad é dito:
"Em Kali-yuga (a quarta yuga), a Suprema Personalidade de Deus, o próprio Senhor Krishna, aparecerá em uma família brahmana com o objetivo de ensinar a mensagem de todos os 108 Upanisads e expandir as conclusões de todos os dharma-sastras. Ele salvará todas as entidades vivas do universo do ciclo de nascimento e morte por manifestar os princípios puros de Vaisnava dharma e subjugará simultaneamente todos os ateístas e ofensores."
- Mundakopanishadi
Mundaka Upanishad (3.1.3)
yada pasyah pasyate rukma-varnam
kartaram isam purusam brahma-yonim
tada vidvan punya-pape vidhuya
niranjanah paramam samyam upaitiNo Mundaka Upanishad (3.1.3) é dito:
"Aquele que é bastante afortunado para ver que o objeto real da nossa visão, a dourada Personalidade de Deus, o Supremo Senhor Gaura que é o fazedor último, o controlador e desfrutador de tudo e a fonte do brahmajyoti (ou aquele que desceu em uma família brahmana), imediatamente torna-se a pessoa mais erudita, livre de todo o apego material, pecado, contaminação e designações e sem esforço alcança a liberação suprema de entrar na morada do Senhor."
-
hiranmaye pare kose
virajam brahma niskalam
tac chubhram jyotisam jyotis
tad yad atma-vido viduh"Aqueles que de fato conhecem o eu, sabem que a supremamente resplandecente Personalidade de Deus, a fonte de todos os outros esplendores, reside em um reino puro, esplendido e transcendental que parece de ouro devido a ser iluminado pela Sua própria compleição corpórea dourada."
-
sa evaitat paramam brahma-dhama
yatra visvam nihitam bhati subhram
upasate purusam ye hy akamas
te sukram etad ativartanti dhirah"As pessoas sóbrias que tornam-se livres de todos os desejos materiais, adoram aquela dourada Suprema Personalidade de Deus (Senhor Chaitanya Mahaprabhu), o qual reside em Sua mais altamente refulgente morada espiritual, e facilmente atravessam este mundo material de repetidos nascimentos e mortes."
Sama-veda
tathaham kata-sannyaso bhu-girbano
'vatarirye tire 'lakanandayah punah
punar isvara-prarthitah sa-parivaro niralambo
nirdhuteh kali-kalmasa-kavalita-janavalambanayaNo Sama Veda, a Própria Suprema Personalidade de Deus diz:
"Para resgatar a população incapaz que está sendo devorada pelos pecados de Kali-yuga, descerei à terra em uma família brahmana pura que reside às margens do Ganges, acompanhado pelos Meus associados eternos. Tornar-Me-ei então um avadhuta-sannyasi e ensinarei a todos o processo de adorar-Me através do incessante canto dos Meus próprios santos nomes."
Svetasvataropanishadi (3.12)
mahan prabhur vai purusah sattvasyaisa pravartakah
su-nirmalam imam praptim isano jyotir avyayahNo Svetasvatara Upanishad é dito:
"A Suprema Personalidade de Deus, o supremo desfrutador, é de fato o Senhor Chaitanya Mahaprabhu, o qual difunde a plataforma transcendental da bondade pura pelo processo de hari-nama-sankirtana. Este Senhor Supremo é a fonte de toda a pureza espiritual. Simplesmente estar em contato com Ele é estar em contato com o indestrutível brahmajyoti."
Chandogyopanishadi (Oitavo Capítulo)
harih om.
atha yad idam asmin brahmapure daharam
pundarikam vesma daharo 'sminn antarakasas
tasmin yad-antas tad anvestavyam
tad vava vijijnasitavyam iti.No Chandogya Upanisad 8.1.1, Navadvipa (a morada do Senhor Chaitanya) é insinuada como a cidade de Brahmapura:
"Hari Om. No coração desta cidade espiritual (o brahmapura) existe uma morada de lótus (vesma). A parte interna daquela morada deve ser buscada. Ista é a parte que se deve desejar entender."
[Comentário: o verso é prontamente explicado por Thakura Bhaktivinoda como se segue:
atra brahma-puram nama pundarikam yad ucyate
tad evasta-dalam padma-sannibham puram adbhutam"No Chandogya Upanisad, aquele lugar é uma cidade espiritual transcendental (brahmapura) que é rodeada de uma maravilhosa flor de lótus de oito pétalas onde cada pétala representa uma ilha."
tan-madhye daharam saksat mayapuram itiryate
tatra vesma bhagavatas caitanyasya paratmanah
tasmin yas tv antarakaso hy antar-dvipah sa ucyate"No centro desta cidade de lótus de oito pétalas está a nona ilha (o verticilo do lótus) chamada Antardvipa, e no coração de Antardvipa está Sridhama Mayapur (Yogapitha), a qual é diretamente a morada do Senhor Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu, a Suprema Personalidade de Deus.]"
Atharva-veda - Sri-Chaitanyopanishadi
O mais importante Sri Chaitanya Upanishad - Atharva Veda compreende os 19 versos seguintes:
SRI CHAITANYA UPANISHAD
atha pippaladah samit-panir
bhagavantam brahmanam upasanno
bhagavan me subham kim atra caksasvetiTransportando lenha nas suas mãos, Pippalada humildemente aproximou-se o seu supremamente poderoso pai, o Senhor Brahma, e perguntou: "Ó meu Senhor, por favor instrua-me em como posso alcançar uma vida auspiciosa."
sa hovaca
bhuya eva tapasa brahmacaryena
sasvad ramasva mano vasetiO Senhor Brahma respondeu: "Fique satisfeito por sempre permanecer celibatário e executar austeridades e muito cuidadosamente controle as atividades da mente."
-
sa tatha bhutva bhuya enam upasadyaha
bhagavan kalau papac channah
prajah katham mucyerann itiO Pippalada seguiu essas instruções, e depois ter se tornado puro em seu próprio coração e mente, ele novamente se aproximou do seu pai e perguntou: "Ó meu Senhor, por favor diga-me como as entidades vivas em Kali-yuga, as quais são completamente cobertas de pecados, podem ser salvas."
-
ko va devata ko va mantro bruhiti
"Que forma do Senhor deve ser o objeto da sua adoração, e que mantra eles devem cantar para serem salvas? Gentilmente instrua-me."
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sa hovaca
rahasyam te vadisyami jahnavi-tire navadvipe
golokakhye dhamni govindo dvi-bhujo gaurah
sarvatma maha-puruso mahatma maha-yogi
tri-gunatitah sattva-rupo bhaktim
loke kasyatiti tad ete sloka bhavantiO Lord Brahma respondeu:
"Escute cuidadosamente, já que lhe darei uma descrição muito confidencial do que acontecerá na Kali-yuga. A Suprema Personalidade de Deus, Govinda, o qual é a Superalma todo penetrante que reside nos corações de todas as entidades vivas, que é a Suprema Verdade Absoluta, o mestre de todos os místicos e o supremo desfrutador, que está além do toque dos três modos da natureza material e cuja forma é transcendental, aparecerá novamente na era de Kali. Parecendo como o Seu próprio maior devoto, o Senhor assumirá uma forma de dois braços armada com uma compleiçao dourada em Sua morada de Goloka Vrindavana manifestada nas margens do Ganges em Navadvipa, Oeste da Bengala. Ele disseminará o serviço devotcional puro no mundo inteiro. Descreverei agora esta encarnação do Senhor nos versos seguintes." -
eko devah sarva-rupi mahatma
gauro rakta-syamalah-sveta-rupah
caitanyatma sa vai caitanya-saktir
bhaktakaro bhakti-do bhakti-vedyah"A Suprema Personalidade de Deus, que aparece em inumeráveis formas transcendentais, é o mestre de todas as potências transcendentais. Este mesmo Senhor que anteriormente apareceu com compleições branca, vermelha e preta, aparecerá como Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu na Kali-yuga em uma forma dourada. Ele assumirá o papel de um devoto perfeito e distribuirá livremente o serviço devocional puro às almas condicionadas. Mas Ele será conhecido somente por aqueles que lhe são rendidos."
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namo vedanta-vedyaya, krsnaya paramatmane
sarva-caitanya-rupaya, caitanyaya namo namah"Ofereço minhas respeitosas reverências ao Senhor Sri Krsna, a Superalma todo penetrante que reside nos corações de todas as entidades vivas, e que é entendido pelo estudo da filosofia Vedanta. Ele aparece como Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu, a pessoa supremamente consciente."
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vedanta-vedyam purusam puranam
caitanyatmanam visva-yonim mahantam
tam eva viditvati-mrtyum eti
nanyah pantha vidyate 'yanaya"Aquele que entende que o Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu é a Suprema Personalidade de Deus, que é conhecido pelo estudo da filosofia Vedanta, que é a causa original de ilimitados universos, e que é o mais velho, a pessoa original, transcende este mundo de nascimentos e mortes. Ista é a compreensão adequada sobre o Senhor Chaitanya, e além disso não há nenhum outro caminho para alguém alcançar a liberação."
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sva-nama-mula-mantrena, sarvam hladayati vibhuh
"Aparecendo nesta forma dourada, o Senhor Supremo ilimitado e todo-poderoso encherá o universo inteiro de felicidade transcendental pelo canto congregacional do maha-mantra que se compõe dos Seus próprios santos nomes."
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dve sakti parame tasya, hladini samvid eva ca iti
"Deste modo o Senhor Supremo manifestará duas das Suas potências transcendentais - O seu hladini-sakti (a potência da felicidade transcendental) e samvit-sakti (a potência do conhecimento transcendental)."
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sa eva mula-mantram japati, harir iti krishna iti rama iti
"O Senhor Supremo cantará um mantra composto dos Seus próprios nomes Hari, Krishna, and Rama (o maha-mantra: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare)."
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harati hrdaya-granthim vasana-rupam iti harih
krsih smarane tac ca nas tad-ubhaya-melanam iti krsnah
ramayati sarvam iti rama ananda-rupah
atra sloko bhavati"Esses três nomes semente do maha-mantra do Senhor Supremo (Hari, Krsna e Rama) podem ser explicados de modo seguinte:
{1} 'Hari' significa Aquele que remove (harati) o nó do desejo material nos corações das entidades vivas;
{2} 'Krishna' é composto das duas sílabas 'krs' e 'na'. O 'Krs' significa que Ele atrai as mentes de todas as entidades vivas, e 'na' significa o supremo prazer transcendental; e
{3}'Rama' significa que Ele é a personificação de toda a felicidade transcendental." -
mantro guhyah paramo bhakti-vedyah
"O maha-mantra é o o mais elevado e o mais confidencial de todos os mantras. Só pode ser entendido por aquele que se ocupa no serviço devocional puro ao Senhor Supremo."
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namany astav-asta ca sobhanani
tani nityam ye japanti dhiras
te vai mayam atitaranti
nanyah paramam-mantram
parama-rahasyam nityam avartayati"Aqueles que seriamente desejam fazer progressos na vida espiritual devem cantar constantemente esses dezesseis belos nomes (maha-mantra) da Suprema Personalidade de Deus, e deste modo eles se libertarão da escravidão da energia ilusória neste mundo material. Não há nenhum outro mantra que seja tão poderoso como este supremamente grande e mais confidencial de todos os mantras, o qual desceu diretamente do mundo espiritual."
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caitanya eva sankarsano vasudevah
paramesthi rudrah sarko brhaspatih
sarve devah sarvani bhutani
sthavarani carani ca
yat kincit sad-asat-karanam sarvam
tad atra slokah"O Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu é a Suprema Personalidade de Deus que aparece como Lord Sankarsana e Lord Vasudeva. Ele é o pai original do Senhor Brahma, Siva, Indra, Brhaspati, todos os semideuses, e de todas as entidades vivas móveis e imóveis. Ele é a causa original de tudo que é temporário e tudo que é eterno. Nada existe separadamente Dele, e por isso Ele é tudo. Ele é prontamente descrito nos versos seguintes."
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yat kincid asad bhunkte, ksaram tat karyam ucyate
"O mundo material (ksara) do qual as entidades vivas (almas) tentam desfrutar, é o efeito manifestado ilusório e temporário."
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sat karanam param jivas, tad aksaram itiritam
"As entidades vivas (aksara) são eternas partes infinitesimais do Senhor e portanto, transcendentais a este mundo material."
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ksaraksarabhyam paramah
sa eva purusottamah
caitanyakhyam param tattvam
sarva-karana-karanam"A Suprema Personalidade de Deus Senhor Chaitanya Mahaprabhu, contudo, é superior tanto à energia material temporária (efeito) quanto às entidades vivas eternas (causa). Ele é a Pessoa Suprema, a Verdade Absoluta e a causa original de todas as causas. Ele é portanto a causa tanto das entidades vivas como do mundo material."
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ya enam rasayati bhajati dhyayati
sa papmanam tarati sa puto bhavati
sa tattvam janati sa tarati sokam
gatis tasyaste nanyasyeti"Aquele que cultiva um relacionamento com o Senhor Supremo Sri Chaitanya Mahaprabhu, e deste modo sempre adora e se lembra Dele com devoção torna-se livre de todos os pecados e completamente puro. Facilmente entendendo a verdade sobre o Senhor e tornando-se livre de toda a lamentação material, tal devoto alcança a meta suprema da vida, a qual é inalcançável por aqueles que são aversos ao Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu."
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