domingo, 29 de agosto de 2010

GAURANGA - O BRILHO DOURADO NA ESCURIDÃO






Há exatamente 521 anos atrás Sri Krishna Bhagavan, a Suprema Personalidade de Deus, apareceu em Navadvipa, Índia, em seu aspecto mais misericordioso. Conhecido como o Avatara Dourado na forma de um devoto, veio especialmente favorecer seus devotos, destruir a mentalidade corrupta dos assim chamados brahmanas de casta, e restabelecer o sistema religioso vigente para esta era: o Sankirtana Yajña, ou o canto dos santos nomes de Deus.

Através do comportamento humilde Ele, Sri Caitanya Mahaprabhu, destruiu grandes e renomados filósofos impersonalistas, tais como Sarvabhauma Batacarya e outros.

O conhecimento védico é puro como o leite, mas quando tocado por invejosos especuladores, assim como o leite tocado por uma serpente, se torna veneno.

Sri Caitanya Mahaprabhu, assim como um domador de serpentes, através do canto dos santos nomes destruiu todo resquício de inveja dos corações de seus seguidores e devotos. Até mesmo pessoas de má índole como Jagay e Maday não escaparam dos encantos de seu doce cantar, o canto congregacional do grande mantra, o maha-mantra: Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare. Dando início a um revolucionário movimento, conhecido hoje como o Movimento Hare Krishna, que tem como base, em seu aspecto transcendental, o canto desse grande mantra.

Através de discípulos dedicados tais como Rupa Gosvami, Sanatana Gosvami, e outros, Sri Caitanya restabeleceu o real sentido do Dharma, explicando apropriadamente o significado de Bhakti (devoção) e o verdadeiro sentido da renúncia (Yukta Vairajña - a renúncia com consciência de Krishna), e proibiu determinantemente a falsa renúncia (a renúncia baseada em suposições ideológicas, caprichosas, sentimentalistas).

Um dos poucos ensinamentos escritos deixados por ele, e que sem sombra de dúvida marcou e indicou o caminho a ser tomado, foi a humildade, a tolerância e, principalmente, o despojamento do sentimento de falso prestígio, e em seu lugar a consciência de glorificar a Deus sobre todas as coisas e manter o respeito para com os demais, semelhantes ou não.

Hare Krishna!


Nenhum comentário:

Postar um comentário