sábado, 28 de agosto de 2010

DEUS É AMOR


DEUS ESTÁ PRESENTE NO

HOMEM NA FORMA DO AMOR

O que podem os efeitos malignos da Kali Yuga fazer ao homem cujo coração é repleto de compaixão, cuja fala é coberta de verdade e cujo corpo é dedicado ao serviço aos demais?

(Verso em Sânscrito)

A FELICIDADE SOCIAL É O FRUTO DO SERVIÇO



Encarnações do Amor!

TODO indivíduo que quer progredir no campo da espiritualidade deve desenvolver três virtudes: pureza, paciência e perseverança. Abençoada é a pessoa que manifesta essas três virtudes, chamadas “três P”.

Homem sem caráter, educação sem propósito e raça humana sem moralidade são inúteis. A vida do indivíduo desprovido de paz não é melhor que uma noite sem Lua! Oh, valentes filhos de Bharat!

(Poema em Télugo)

Na verdade, o verdadeiro ser humano é dotado dessas três virtudes: pureza, paciência e perseverança. Aquele que as perde, perde a qualidade humana. Como hoje em dia faltam ao homem essas virtudes, ele mais parece um animal que um ser humano. Ele só tem a forma humana, mas não a conduta. Virtudes são o princípio vital do homem. Sem virtudes, ele é desprovido de vida.

CARÁTER É O PRINCÍPIO VITAL DA EDUCAÇÃO

Se vocês querem saber o que significa realmente humanidade, devem desenvolver os valores humanos em primeiro lugar. O desenvolvimento de valores humanos é, portanto, uma necessidade para todos. Na verdade, valores humanos e morais são as principais qualidades de um ser humano.

O caráter é a força que está por trás dos valores morais e humanos. Por isso, os estudantes devem considerar o caráter sua principal qualidade. O indivíduo pode ter uma enorme riqueza, educação elevada, imenso vigor físico e alta posição social, mas tudo isso é inútil se lhe falta caráter. A educação moderna vem degenerando porque não cuida do desenvolvimento moral, religioso e espiritual dos estudantes.

Os estudantes devem seguir uma educação que lhes confira qualidades sagradas como bom caráter, adesão à verdade, devoção, disciplina e dever.

(Poema em Télugo)

O simples conhecimento literário não pode ser chamado de educação. Cada indivíduo educado deveria manifestar sua humanidade trabalhando pelo bem-estar da sociedade e protegendo o futuro do país. Ele deveria compreender quão sagrada, divina, gloriosa e sublime a vida humana é.

Aves e animais não têm nenhum tipo de educação, mas, mesmo assim, levam vidas disciplinadas. Porém, que lástima! O homem que é dotado de toda inteligência não leva uma vida disciplinada. O que mais eu posso dizer a essa assembléia de pessoas nobres e santas?

(Poema em Télugo)

Jantunam Nara Janma Durlabham (dentre todos os seres vivos, o nascimento humano é o mais raro). O que torna tão raro e precioso o nascimento humano? Alimento, sono, medo e procriação – tudo isso é comum entre humanos e animais. É o conhecimento que diferencia os seres humanos dos animais e aves. Por isso, se diz: Jnanam Naranam Adhikam Vishesha, Jnanena Shoonya Pashubhi Samana (é o conhecimento que confere um status especial ao homem; um homem sem conhecimento é tão bom quanto um animal).

Na verdade, conhecimento é o terceiro olho do homem. Sem o olho do conhecimento, ele não é melhor que um animal. O caráter deve ser considerado o princípio vital da educação. Não basta o simples estudo dos Vedas e sastras (escrituras). Vocês devem esforçar-se para desenvolver caráter e valores humanos.

Apesar de sua educação e inteligência, um homem tolo não conhecerá seu Ser verdadeiro e uma pessoa de mente estreita não desistirá de suas más qualidades.

(Poema em Télugo)

A educação moderna só leva à argumentação, não à sabedoria total. De que serve obter educação que não o conduz à imortalidade? Adquira o conhecimento que o tornará imortal.

(Poema em Télugo)

Somente o corpo morre. Aquilo que nasce também morre. O princípio átmico é eterno; não tem nascimento nem morte. Vocês deveriam adquirir o conhecimento desse princípio divino que está além do infindável ciclo de nascimento e morte.

Punarapi Jananam Punarapi Maranam
Punarapi Janani Jathare Sayanam
Iha Samsare Bahu Dustare
Kripayapare Pahi Murare

(Verso em Sânscrito)

(Oh, Senhor! Estou preso neste ciclo de nascimento e morte; repetidas vezes, experimento a agonia de estar no ventre materno. É muito difícil cruzar este oceano da vida mundana. Por favor, leve-me através dele e conceda-me a libertação).


LIVREM-SE DE SEU EGOÍSMO

Vocês devem alcançar progresso físico, ético, moral e espiritual na vida e tornar digna sua jornada terrestre pela constante contemplação de Deus. O mundo atual alcançou grande progresso nos campos da ciência e conhecimento material. Mas está regredindo nos campos da moralidade e humanidade.

Qual é a razão? O motivo é o egoísmo e o interesse pessoal do homem moderno. Qualquer trabalho que empreenda, ele o faz com um motivo egoísta. Interesse pessoal é o objetivo de todos os seus pensamentos e ações. Todas as suas idéias e atos são motivados por interesses pessoais. Na realidade, ele se tornou uma marionete do egoísmo. Olha para tudo com o olho do egoísmo. Assim que ele mudar sua motivação de vida do egoísmo para o bem-estar social, experimentará a essência da verdadeira educação.

É, portanto, necessário que o homem se livre de seu egoísmo e interesses estreitos e que preencha seu coração com pensamentos nobres sobre o bem-estar e o progresso da sociedade. Dessa maneira, ele purificaria seu coração com pensamentos sagrados e interromperia a instabilidade de sua mente. Qualquer trabalho que façam com coração puro, mente concentrada e atitude altruísta, os conduzirá no caminho da vitória em sua jornada espiritual.

Certa vez um homem rico decidiu peregrinar a lugares sagrados. Para evitar carregar muita bagagem, ele envolveu apenas itens essenciais em um saco de dormir e partiu em sua jornada. Como o provérbio diz “menos bagagem e mais conforto tornam agradável a viagem”, ele pode visitar convenientemente todos os lugares santos de peregrinação, como Kashi (Varanasi), Mathura, Brindavan, etc.

Durante o dia, ele visitou muitos templos, cultuou belos ídolos de várias deidades nesses templos, banhou-se em rios sagrados e realizou vários atos meritórios. Darshanam Papa Nashanam, Sparshanam Karma Vimochanam, Sambhashanam Sankata Nashanam (a visão do Senhor destrói todos os pecados; Seu toque destrói a escravidão do Karma; conversar com Ele destrói todos os problemas).

Após passar o dia inteiro realizando vários atos nobres e sagrados, ele ficou cansado e deitou-se à noite para dormir. Porém, não conseguiu conciliar o sono. Isso o deixou exausto. Uma pessoa pode viver por algum tempo sem comer, mas não sem dormir. Embora ele realizasse atos enobrecedores no nível físico, ele não alcançou paz mental.

Qual foi a razão? A razão foi que havia muitas pulgas na cama, que ele trouxe consigo. Devido às mordidas desses parasitas, ele não conseguia dormir à noite. O mesmo ocorre com o homem de hoje. No nível físico, ele reuniu diversos confortos e conveniências, aparentando estar bem feliz. Mas ele guarda dentro de si os parasitas das más qualidades, maus pensamentos e motivações perversas, que destroem sua paz.

Enquanto ele se permitir pensamentos e sentimentos negativos, não poderá alcançar paz. A paz não está disponível no mundo exterior. Lá fora, só se encontram fragmentos! A verdadeira paz é aquela que vem de dentro de vocês. Não podem obter paz por meio de atividades mundanas, pela educação ou através dos ensinamentos de qualquer mestre. Vocês mesmos são encarnações da paz. São encarnações da verdade; são manifestações de Deus. Vocês devem tentar conhecer essa eterna e sagrada verdade.

PAZ E FELICIDADE VÊM DE DENTRO DE VOCÊS

A paz e a felicidade não se encontram nos objetos externos. Vocês possuem diversos objetos materiais para atender às suas necessidades e para prover-lhes todos os confortos e conveniências, não é? Se esses objetos exteriores podem lhes dar paz e felicidade, como é que não experimentam paz e felicidade apesar de possuir todos eles? Da mesma maneira, todos os seus entes queridos estão com vocês. Mas eles também não lhes dão paz e felicidade.

Vocês deveriam tentar compreender que a felicidade não será encontrada nas pessoas e objetos materiais; ela vem de dentro de vocês, que são a própria fonte de paz e felicidade. Portanto, não há necessidade de se esforçar para procurar por elas, aqui ou ali. Felicidade não é algo que se procure; deve manifestar-se de dentro. É para ser conhecida, não procurada. Tentem compreender esse princípio eterno da verdade interior.

Vocês pensam que alguém lhes dará felicidade. Mas isso é bhrama (ilusão) de sua parte. Enquanto possuem bhrama, não conseguem alcançar Brahma (Deus). Portanto, livrem-se dessa bhrama e Brahma se manifestará a partir do seu interior. Deus não é diferente de vocês. Vocês e Deus são um só. Ekam Sath Viprah Bahudha Vadanti (a verdade é única, mas os sábios a ela se referem por vários nomes). Ekameva Advitiyam Brahma (Deus é Um, sem um segundo).

Um apenas; não dois. Esse eterno princípio divino está presente em todos e em cada um. Vocês não podem dizer que está presente em uma pessoa específica e não em outra. Eswara Sarva Bhutanam (Deus é o residente interno em todos os seres). Os estudantes deveriam desenvolver fé constante nesta verdade. De que forma Deus está presente em todos? Ele ali está na forma do amor. Eu já lhes disse muitas vezes que o princípio do amor está presente em todos. Prem Eswar Hai, Eswar Prem Hai (Amor é Deus; Deus é Amor).

O amor sagrado é o próprio Deus. Por essa razão, mantenham a pureza e a santidade do amor, sem poluí-lo pela associação com desejos materiais. O amor mundano não é amor de forma alguma. O verdadeiro amor só diz respeito ao Atma. Atma é amor, amor é Atma. Atma é Deus, Deus é Atma. O Amor é Deus. Vivam em Amor. Os estudantes devem conhecer adequadamente este princípio de amor. Porém, infelizmente, os estudantes de hoje em dia dirigem seu amor para objetos indesejáveis e, por isso, se tornam vítimas de muitos problemas e dificuldades.

MANTENHAM A QUIETUDE

A juventude não é permanente. É um estágio temporário e intermediário que vem e vai como uma nuvem passageira. Não desperdicem suas vidas exultando por uma juventude temporária e efêmera. A juventude é muito sagrada, mas os estudantes tentam eliminar sua santidade. Vocês não devem desperdiçar o precioso nascimento humano apenas com prazeres efêmeros. Isso é o que Adi Sankara disse:

Ma Kuru Dhana Jana Tauvana Garvam
Harathi Nimeshath Kalah Sarvam

(Não se orgulhem de sua riqueza, berço e juventude;
a maré do tempo pode destruir tudo isso num instante).

A juventude é o estágio em que o indivíduo recebe todo tipo de excitação. É necessário controlar essas paixões e excitações por meio da recitação do Nome de Deus e pela autossugestão: “Pensamentos impuros como esses não são bons nem apropriados para mim. Essas são somente nuvens que passam; elas vêm e se vão. Minha vida é eterna e esses pensamentos são efêmeros como nuvens passageiras”. O coração é como o céu, a mente é a Lua e o intelecto, o Sol. Chandrama Manaso Jataha Chaksho Suryo Ajayata (a Lua nasceu da mente e o Sol, dos olhos do Ser Supremo).

Nuvens de pensamentos atravessam o céu do coração e cobrem o Sol e a Lua. Mas quanto tempo o Sol e a Lua permanecerão invisíveis? Apenas alguns instantes porque esses pensamentos são como nuvens passageiras. Sejam pacientes e as nuvens se afastarão por si mesmas. Mantenham firme sua paciência. Não se afobem. A pressa leva ao desperdício. O desperdício produz preocupação. Então, não tenham pressa. A afobação não é algo bom, principalmente nessa idade; mantenham sua quietude. “A pessoa pode ser um danti (asceta) ou vedanti (filósofo), mas não pode ter felicidade sem quietude”, disse Thyagaraja.

Quietude é algo essencial na vida, no nível do corpo tanto quanto da mente. Quando os sentidos se associam com objetos sensoriais, a mente reflete seus desejos nos níveis físico e mental, tornando-o, assim, vítima de maus pensamentos, maus sentimentos e motivações ruins. Isso significa controle dos sentidos. A isso se chama Kriya Yoga. O que se quer dizer com Kriya Yoga? Controle dos maus pensamentos, sentimentos e motivações são, de fato, Kriya Yoga. Quando conseguem exercer controle sobre seus maus pensamentos, sentimentos e motivos, surgem, de dentro de vocês, sentimentos sagrados e pensamentos divinos.


SIRVAM SINCERAMENTE À SOCIEDADE

Estudantes!

Tornem suas vidas dignas e ideais desde essa tenra idade. Transformem-se, vocês mesmos, em bons meninos e meninas, tornando a sociedade boa e ideal. A sociedade moderna está, atualmente, em estado caótico. Qual é a razão? A razão é que as pessoas de hoje em dia se satisfazem com a imitação, que é um sinal de fraqueza. Imitar é humano, criar é divino. Vocês jamais deveriam recorrer à imitação.

Atualmente, essa fraqueza da imitação está disseminada por toda a sociedade. Controlem seus sentidos, demonstrem boas qualidades e tornem-se estudantes ideais. Varram para longe a sujeira que se infiltrou na sociedade e transformem-na. É isso que se requer dos estudantes de hoje em dia. Não saiam correndo em busca de empregos após concluírem a educação que adquiriram de um jeito ou de outro. O que é o verdadeiro Udyoga (trabalho)? Yoga é o seu verdadeiro Udyoga. Yoga diz respeito ao coração. Adquiram esta yoga. O que é a verdadeira yoga? Seva (serviço) é yoga.

Engajem-se no serviço à sociedade. Quando prestam serviço à sociedade de forma ideal, arrancam seu ego pela raiz. O ego é o responsável pela falência do homem. Vocês podem se salvar das garras do ego quando prestam serviço à sociedade. Façam isso sinceramente, com sentimentos sagrados e sem nenhum desejo de recompensa. A felicidade na sociedade é o fruto do serviço. Que recompensa melhor podem desejar do que a experiência da bem-aventurança? Felicidade é Deus.

Nityanandam, Parama Sukhadam, Kevalam Jnanamurtim, Dwandwatitam, Gagana Sadrisham, Tattwamasyadi Lakshyam, Ekam, Nityam, Vimalam, Achalam, Sarvadhi Sakshibhutam, Bhavatitam, Trigunarahitam (Deus é a encarnação da eterna bem-aventurança, sabedoria absoluta, além dos pares de opostos, expansivo e penetrante como o céu; a Meta indicada pela Mahavakya (máxima) Tattwamasi (Tu És Aquilo), um sem segundo, eterno, puro, imutável, testemunha de todas as funções do intelecto, além de todas as condições mentais e dos três atributos de Sattwa, Rajas e Tamas).

Isso é Nityanandam, Yoganandam, Advaitanandam e Atmanandam (a eterna, espiritual e não dual bem-aventurança do Ser). Vocês não podem obter Atmanandam de ninguém mais. Ela vem de vocês mesmos, de forma natural. É gerada por si mesma. É sua propriedade pessoal. Vocês desejam a propriedade alheia e abandonam sua propriedade pessoal. Nunca façam isso.

Vocês não devem esperar nada dos outros. O que vocês mesmos possuem é suficiente. Pode dar-lhes tudo de que necessitam. Não lhes falta nada. O mundo inteiro está dentro de vocês. Então, por que ansiar por alguma coisa que pertence a alguém? Tudo que se vê no mundo vem somente de vocês. Vocês não veem nada quando fecham os olhos. Mas, ao abri-los, enxergam todo o mundo fenomenal. De onde vieram todas as cenas do mundo? Vieram de vocês, através dos seus olhos.

O homem moderno, entretanto, não percebe o princípio divino presente dentro de si. Ele viaja dezenas de milhares de quilômetros pelo espaço, mas não caminha sequer meia polegada na direção do seu ser interior! Ele persegue tudo que está fora de si, mas não penetra nem um pouco o seu ser interno. Não importa o quanto perambulem pelo mundo externo, nada conseguirão. É inútil, inútil, inútil! Penetrem um centímetro dentro de si mesmos. Isso é suficiente. Então, tudo se tornará visível para vocês. De onde vem, afinal, tudo que enxergam?

Vocês vêem casas, prédios e vários objetos em sonho, mas eles não têm existência quando abrem os olhos. No sonho, vocês vêem e experimentam muitas coisas, mas tudo desaparece quando estão despertos. Tudo aquilo era um sonho noturno. Do mesmo modo, durante o dia, vocês enxergam todos e tudo e têm diversas experiências. Mas tudo isso se torna invisível quando vão dormir. Esse é o sonho diurno.

Vocês estão presentes, tanto no sonho noturno quanto no sonho diurno. Não existe o sonho diurno no sonho noturno e vice-versa. Porém, vocês estão presentes em ambos os estados. Portanto, vocês são onipresentes. Assim sendo, considerem a si mesmos a entidade divina fundamental.

CONQUISTEM O AMOR DE DEUS

Eu já disse muitas vezes que vocês mesmos são Deus; Deus não é diferente de vocês. Sua voz interior também lhes ensina essa verdade através do som Soham, Soham, Soham (Aquilo Eu Sou, Aquilo Eu Sou, Aquilo eu Sou). Sua voz interna continua a lembrar-lhes de sua divina realidade, mas vocês não lhes dão atenção. Vocês seguem o que os outros lhes dizem, mas não acreditam em si mesmos. Em quem mais podem ter fé, quando não possuem fé em si mesmos? Por isso, primeiro que tudo, devem desenvolver autoconfiança. Só depois poderão conseguir autossatisfação, a qual os levará ao caminho do autossacrifício e, finalmente, à autorrealização.

Portanto, em primeiro lugar, tenham fé em si mesmos. Deus é a encarnação do amor. Ele está presente em vocês na forma do amor. Não desperdicem nem poluam esse princípio de amor divino. Canalizem esse amor pelo caminho sagrado. Não o ponham num caminho mundano ou maligno. Não o dirijam para os sentimentos mesquinhos do seu corpo ou para a riqueza. O amor existe para si mesmo. Guardem como um tesouro em seus corações esse divino princípio do amor e orem a Deus. Se conquistarem o amor de Deus, terão alcançado todas as coisas.

Como foi que os problemas de Kuchela chegaram ao fim? Todos os seus problemas terminaram simplesmente por receber o amor de Krishna. Vocês podem obter tudo pelo amor de Deus. Não há nada impossível para esse amor. Seus inimigos se tornarão amigos e aqueles que estão distantes, se tornarão próximos e queridos através do amor.

Do mesmo modo, o seu amor pode aproximá-lo de todos que se separaram de vocês. Por tanto, vocês devem desenvolver cada vez mais amor, que é sagrado, sublime e precioso. O mundo atual está afogado em sofrimento por causa da falta de amor. Não há amor nem mesmo entre mãe e filho, irmão e irmão e marido e mulher. Para onde foi esse amor? Como desapareceu? O homem moderno só tem amor artificial. Na verdade, toda a sua vida se tornou artificial hoje em dia.

A arte é externa, o coração é interno. A verdadeira arte vem apenas do coração. Os estudantes devem entender adequadamente essa verdade. Na realidade, tudo vem do seu coração. Ele é a fonte do amor, o qual é a epítome de todos os poderes. Portanto, tentem alcançar tudo através do amor.

(Bhagavan concluiu Seu Discurso com o bhajan, “Prema Mudita Manase Kaho …”)

Do Discurso Divino de Bhagavan no Sai Kulwant Hall, Prasanthi Nilayam, 24 de junho de 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário